As pessoas que assistem a “notícias” de 15 segundos se comunicam em breves “mensagens de texto” em seus telefones, jogam videogames altamente estimulantes ou assistem a vídeos curtos e programas de televisão – em especial aqueles que fazem mais do que uma dessas coisas ao mesmo tempo – desenvolvem cérebros que não processam adequadamente a linguagem, não conseguem manter o foco em uma tarefa por mais de alguns segundos e que, realmente, acreditam ser especialmente capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo sem perder a qualidade do resultado.
As pessoas que acessam suas notícias e formulam opiniões a partir da internet ou programas de TV pré-embalados em frases de efeito, começam a perder a capacidade de pensar por si mesmas e passam a repetir tal qual papagaio o que ouviram, como se fosse a sua própria opinião. Elas fazem tudo o que acreditam que devem fazer, mas nunca se sentem realmente realizados em suas vidas.
As pessoas que vivem em um mundo onde “fazer alguma coisa” é um valor central, crianças que são criadas com múltiplas “atividades” – um dia futebol, no outro karatê – não só não ficam boas em nenhuma delas, como também ficam estressadas. Elas estão sempre sendo carregadas de um lugar para outro. É de partir o coração ouvir essas crianças que sequer têm tempo para ficarem tranquilas – precisam agendar “datas para brincar” a fim de obterem tempo livre com outras crianças – e quando o fazem, não conseguem pensar em nada para fazer além de se sentarem em um sofá na frente de uma tela e interagirem com um jogo sem nenhum significado, ao invés de interagirem umas com as outras.
Os pais dessas crianças, tentando conciliar a sua educação com empregos que exigem deles múltiplos prazos, lidam com o estressante esforço financeiro para manterem o estilo de vida consumista que aprenderam em sua cultura; constroem suas vidas em torno da “mídia social”, não tendo tempo ou energia para nada além do “entretenimento”. Em consequência, sentem um vazio e insatisfação crescentes em seu ser. Eles, literalmente, se tornam drones, impulsionados por algo desconhecido fora de si mesmos.
Use-o ou Perca-o
O que nós escolhemos fazer em nossas vidas tem efeito sobre nossas mentes, e isso tem efeito sobre a homeostase em nossos cérebros. Por sua vez, os padrões estáveis em nossos cérebros têm efeito sobre nossos processos mentais, nosso humor e até mesmo sobre os sistemas do nosso organismo. Pode até ser possível mudar a maneira como o cérebro funciona mudando a maneira de pensar ou agir. Mas sem nenhuma dúvida é possível mudar a maneira de pensar, sentir e agir, alterando seus padrões cerebrais.
Além do mais, as ferramentas estão aí para cada um de nós fazer por si mesmo, se assim escolhermos. Para aqueles que não têm tempo ou vontade ou energia ou a fé em si mesmos para assumir a tarefa, há um número crescente de pessoas que poderão guiá-los: nós os chamamos de personal trainers para o seu cérebro. Eles não podem fazer o trabalho por você, assim como um personal trainer não pode ficar em forma por você, mas eles podem lhe orientar e motivar, até que o processo comece a mudar o padrão de funcionamento do seu cérebro de maneira duradoura.
O Mapa do Caminho Para a Mágica
É disso que trata nosso blog. É um guia para o processo de desbloquear a mágica em seu cérebro. Ele é escrito de uma forma bastante incomum, porque nós gostaríamos que ele fosse um recurso para o indivíduo que quer mudar a sua própria vida ou ajudar os membros de sua família a fazê-lo. Mas nós também gostaríamos que fosse um recurso para os milhares de profissionais – terapeutas, professores, instrutores, dentre outros, que gostariam de adicionar essas incríveis ferramentas ao seu próprio trabalho.
Vamos iniciar reformulando a noção de treinamento cerebral. Nós rejeitamos a ideia de que todos querem ser “normais” ou “medianos”. Se isso é tudo que você quer, então viver plugado em seu smartphone/i-pad/televisão ou no universo dos games é exatamente o caminho a seguir.
Acreditamos que, dada a oportunidade e os meios, a maioria de nós realmente quer se tornar mais plenos – desenvolver cérebros e mentes que são, cada um ao seu próprio modo, de alta performance. Ser o melhor pai, o melhor companheiro, o mais realizado consigo mesmo não é um objetivo pequeno. Talvez você também queira se tornar um excelente músico ou orador ou solucionador de problemas ou lidar bem com situações estressantes; inventar coisas legais, ajudar os outros a mudarem suas próprias vidas, criar ou ajudar a construir uma grande empresa. Essas coisas estão todas dentro de você. Treinar seu cérebro pode trazê-las para fora, se você estiver disposto a gastar o tempo e a energia, abrindo mão das respostas prontas e fáceis.
Vamos nos concentrar em uma nova visão de quem você pode ser e como você pode chegar lá, uma nova maneira de pensar a si mesmo, um maior conhecimento do que está dentro de você e como você pode se conectar com o espírito que inspira seu corpo e sua mente. Encontrar esses elementos lhe dará um alicerce para a mágica. Viver nela irá definitivamente ajudá-lo a fazer sua vida se tornar realidade.
Começando agora.